Profissionais: 7323
Prontuários: 780738

Protocolos/Algoritmos/Diretrizes/Fluxogramas

Advertência: Estes artigos e resumos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), sendo vedada a sua transcrição sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais sem autorização dos autores.

Adobe Acrobat Reader
É necessário o Adobe Acrobat Reader instalado.

Programa de Reavaliação de Icterícia após a Alta Hospitalar

Hospital São Luiz - São Paulo
http://www.saoluiz.com.br/Area_medica/paginas/Protocolos_medicos.aspx
Número: 2640 / Publicado em 01/01/2013 - 22:33

O retorno dos recém-nascidos (RN) para reavaliação da icterícia e coleta de BT é rotina no setor e faz parte de Programa de Assistência ao RN após a Alta e de Programa de Fidelização ao Cliente. Como critério de reavaliação da icterícia, usamos o valor da BT pré-alta > Percentil 40th do nomograma horaespecífico de Bhutani (Bhutani, 1999 e American Academy Pediatrics – Pediatrics, 2004, 114 – “Subcommittee on Neonatal Hyperbilirubinemia. Management of Hyperbilirubinemia in the Infant 35 or more weeks of gestation”).

Abrir arquivo em PDF

Icterícia Neonatal

Hospital São Luiz - São Paulo
http://www.saoluiz.com.br/Area_medica/paginas/Protocolos_medicos.aspx
Número: 2618 / Publicado em 01/01/2013 - 22:40

A icterícia ou hiperbilirrubinemia é alteração frequente no período neonatal. Em geral, é decorrente do aumento da bilirrubina indireta (BI), apresenta evolução favorável e benigna. A icterícia por aumento da fração direta é menos frequente e não será discutida neste capítulo. Apesar de a maioria dos recém-nascidos (RN) apresentarem evolução benigna, alguns podem desenvolver a encefalopatia bilirrubínica (Kernicterus).

Abrir arquivo em PDF

Icterícia Neonatal

Diretrizes Assistenciais.
Hospital Israelita Albert Einstein - Novembro - 2010
Número: 2491 / Publicado em 03/07/2012 - 16:19

Estima-se que 60% dos recém-nascidos (RN) a termo desenvolvam icterícia e 2% atinjam concentrações de bilirrubina total sérica (BTS) maior que 20 mg/dL. A hiperbilirrubinemia não conjugada é decorrente da excessiva formação de bilirrubina e também porque o fígado neonatal não consegue conjugar e eliminar a bilirrubina rápido o suficiente do sangue. Apesar da maioria dos RN com icterícia serem saudáveis eles precisam ser monitorados pelo efeito potencialmente tóxico da bilirrubina para o sistema nervoso central.

Abrir arquivo em PDF

Protocolos da Unidade de Emergência: Pancreatite Aguda e Icterícia

Hospital São Rafael – Monte Tabor
Ministério da Saúde.10. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
Número: 2300 / Publicado em 21/04/2012 - 09:15

Aborda: Pancreatite Aguda e Icterícia.

Abrir arquivo em PDF

Protocolo Clínico e de Regulação para Icterícia no Adulto e Idoso

José Sebastião dos Santos, Rafael Kemp, Ajith Kumar Sankarankutty
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
Número: 2176 / Publicado em 03/04/2012 - 10:21

Os pacientes adultos e idosos com icterícia que buscam os serviços de saúde podem apresentar-se, na maioria das vezes, com quatro cenários distintos. Os pacientes que estão conscientes e estáveis e apresentam icterícia sem dor e sem febre podem ter a avaliação e o tratamento programados. Desse grupo, aqueles que possuem vesícula palpável podem apresentar neoplasia periampolar e devem ser encaminhados para um serviço de cirurgia digestiva em hospital terciário; os demais precisam ser submetidos a exames bioquímicos e de imagem para definir se a doença é de abordagem clínica ou cirúrgica.

Abrir arquivo em PDF

Portal Saúde Direta - Footer
Atualizado em
14/09/2020
Saude-Direta-Facebook Saude-Direta-LinkedIN Saude-Direta-Twitter