Profissionais: 7103
Prontuários: 495025

Notícias

Atualidades e notícias sobre saúde & qualidade de vida.



COVID-19

Hospitalizações por SRAG na Cidade de São Paulo

Fonte: Covid 19

O LabCidade (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade) da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) criou um mapa interativo que permite encontrar os endereços onde estão os casos de hospitalizações provocadas pelo novo coronavírus em 25 municípios na região metropolitana de São Paulo. O objetivo do mapa é propiciar uma leitura territorial da epidemia para que estratégias específicas de enfrentamento sejam colocadas em prática, considerando que a Covid-19 não se distribui homogeneamente pelo território e, portanto, estratégias homogêneas não funcionam.


Separador
The Grid

Inteligência Artificial na Saúde

Fonte: The Grid

O Portal Saúde Direta se tornou Membro Fundador #18724 do projeto The Grid. Para ter uma idéia do que significa este projeto reproduzimos o texto a seguir:

"The Grid Uses Artificial Intelligence To Design Your Websites For You. Designing a good-looking website has never been easy and while many services promise to let you build a site without ever having to touch any code, you quickly reach their limits if you want to have a more advanced site. The Grid, which is launching its crowdfunding campaign today, promises to do away with all of this".

É um projeto ousado e acreditamos que o futuro está na Inteligência Artificial.


Separador
blockchain

Blockchain na Saúde

Blockchain é um tipo de Base de Dados Distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. A base de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos. Um bloco é a parte concreta da blockchain onde são registrados algumas ou todas as transações mais recentes e uma vez concluído é guardado na blockchain como base de dados permanente. Toda vez que um bloco é concluído um novo é gerado. Existe um número incontável de blocos na blockchain que são ligados uns aos outros - como uma cadeia - onde cada bloco contém uma referência para o bloco anterior.

A área de saúde vem apresentando diversas inovações que utilizam a tecnologia blockchain no desenvolvimento de novas soluções. Atualmente o prontuário médico eletrônico (Electronic Medical Report - EMR) é a excelência no que tange a gestão dos dados relativos à saúde da população. O compartilhamento e a integração desses dados de saúde é considerado crucial para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, reduzir os custos médicos e acelerar as pesquisas biomédicas.

Leia a matéria
Separador
TMD

Novo hosting do Portal Saúde Direta

Fonte: AWS EC2

Neste ano analisamos muitos provedores de serviços de internet (hostings) para hospedarmos o Portal Saúde Direta. Devido ao tamanho do nosso banco de dados, muitos provedores não comportavam este volume de dados. Um dos poucos provedores é o Amazon Web Services Elastic Compute Cloud - AWS EC2. Há muito trabalho sendo realizado para finalizar esta migração completa. Esta troca de hosting foi necessária devido à atualização do prontuário eletrônico (PEP), expansão dos serviços aos usuários, maior velocidade de acesso (cloud-hosting), e criptografia e segurança de dados. Na migração haverá interrupção temporária dos serviços e acessos, geralmente nos finais de semana.


Separador
idoso

Exercício para depois dos 60

Quem passou dos 60 anos e quer manter o corpo saudável deve acrescentar musculação à rotina de atividades físicas. É que a prática de exercícios mais intensos eleva a produção do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), que cai com a idade. O IGF-1 é um dos hormônios responsáveis por manter a integridade e a força dos músculos e a taxa metabólica.

Leia a matéria
Separador
obeso

O que é uma dieta flexitariana?

Ser flexitariano significa comer principalmente alimentos de origem vegetal - como frutas, verduras, legumes, grãos, nozes e produtos de soja - mas não exclusivamente isso.

Carnes podem ser consumidas ocasionalmente - é por isso que o flexitarianismo também tem sido chamado de "vegetarianismo casual", e está se tornando cada vez mais popular - mas isso significa uma grande redução em relação ao que entra no prato atualmente.

De acordo com os pesquisadores, no caso da carne bovina é preciso haver uma redução de consumo da ordem de 73%. Para a carne de porco, seriam quase 90% a menos.

Isso reduziria pela metade as emissões de gases de efeito-estufa da pecuária - e uma melhor gestão das fezes desses animais permitiria uma diminuição ainda maior.

Leia a matéria
Separador
boy

Imagine um mundo no qual as pessoas falam com máquinas

Fonte: Existor

O trabalho atual da empresa Existor é a criação de uma memória similar à humana e fundir com códigos equivalentes semânticos do código Cleverbot (Inteligência Artificial). Isto requer dados massivos, cerca de 170 milhões de linhas de dados filtrados aprendidas e derivadas de cerca de 8,5 bilhões de linhas de conversação. Isto também necessita de processamento massivo de dados. BoyBot, o rapaz acima, foi criado por processamento digital e interage com o usuário em tempo real, respondendo perguntas em inglês, francês, alemão e espanhol. Apresenta também expressões faciais muito semelhantes às humanas.


Separador
crime

O que é wearable ou tecnologia vestível?

O termo “computação vestível” ou "tecnologia vestível" se refere a uma nova abordagem de computação, redefinindo a interação humano-máquina, onde os gadgets estão diretamente conectados com usuário, em termos gerais, o usuário estaria “vestindo seu gadget”. Os aparelhos vestíveis tem a intenção de tornar o usuário o mais “passivo” possível, focando no próprio ser humano e nas suas necessidades. Computação Vestível é frequentemente relacionada com a Internet das Coisas.

Na CES 2018, A Omron, uma das principais empresas do ramo de equipamentos médicos e saúde corporal do mundo, apresentou o smartwatch HeartGuide na CES 2018, há quase um ano, mas só agora recebeu autorização da FDA (Food and Drug Administration, a agência americana equivalente à nossa Anvisa) para comercializar o produto nos Estados Unidos; com isso, ele se torna de fato o primeiro dispositivo vestível com capacidade de medir a pressão arterial dos usuários.

Leia a matéria
Separador
cremesp

Cremesp não pode aumentar anuidade por resolução

Fonte: Consultor Jurídico

As contribuições pagas aos conselhos profissionais têm natureza tributária e, por isso, não podem ser reajustadas ou até instituídas por meio de resoluções. O entendimento é da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que atende aos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Ao analisar dois Mandados de Segurança, no dia 15 de dezembro de 2012, a corte modificou entendimento da primeira instância e definiu que essas alterações devem ser feitas por meio de lei.

De acordo com o advogado Marcel Nadal Michelman, que representou o dermatologista Paulo Celso Budri Freire e a Clínica Mairink Ltda, de sua propriedade, contra o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a decisão é importante. “Agora temos um precedente favorável e caso seja mantido, vários outros médicos e consultórios poderão se beneficiar de decisão”, conta o advogado. Os acórdãos foram publicadas em 12 de janeiro de 2012.

Nos dois Mandados de Segurança, clínica e médico pediram o afastamento da cobrança de anuidades dos médicos e das pessoas jurídicas prestadoras de serviços médicos de consulta por meio de atos infralegais. De acordo com o pedido, as resoluções não possuem legitimidade para instituir ou reajustar as contribuições destinadas aos conselhos profissionais.

Segundo a decisão do desembargador federal Mairan Maia, que analisou ambos os casos, a instituição desse tipo de pagamento é subordinada à regulação presente na Constituição Federal. O artigo 150, inciso I, por exemplo, determina que “sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”.

NOTA: em 18-12-2015 foi julgado improcedente o Recurso Especial contra esta decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e a sentença foi mantida. O Cremesp impetrou e teve negado pelo STJ o Agravo Denegatório de Recurso Especial no dia 19-05-2016. O impetrante destes dois mandados de segurança (Dr Paulo Celso Budri Freire - Diretor do Portal Saúde Direta) recebeu a notícia, em junho de 2016, que ganhou as duas ações contra o CREMESP. Outras medidas judiciais serão tomadas para reaver os seus bens penhorados pelo CREMESP (ou sejam, as suas ferramentas de trabalho médico).

Leia a matéria
Separador

Portal Saúde Direta - Footer
Atualizado em
02/08/2020