Profissionais: 7103
Prontuários: 495057

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Clique nas perguntas e obtenha as respostas. Caso ainda possua alguma dúvida, mande uma mensagem em Contato.


Qual a configuração necessária?

Qual é o investimento necessário?

O que devo fazer para utilizar?

As informações do meu cadastro e dos meus pacientes estão seguras?

Preciso fazer backup de meus arquivos?

Posso migrar os dados dos meus pacientes para o portal (upload)? Quanto custa?

Posso importar meus dados do portal para o meu computador (download)?

Os meus dados pessoais e de meus pacientes serão utilizados por terceiros?

Qual a garantia de funcionamento do portal?

Existe limite de utilização do portal?

O portal exige alguma instalação no meu computador?

As atualizações do portal precisam ser pagas?

Qual a confiabilidade das informações fornecidas aos profissionais de saúde?

O portal terá outras funcionalidades?

O portal é muito simples. Será que funciona?

O portal mantém confidenciais os meus dados pessoais e dos pacientes?

Quais são os recursos atuais do Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP)?



Qual a configuração necessária? volta

O portal é acessado pela internet através de um navegador (web browser). Você pode utilizar o Firefox, Chrome, Safari, Opera em equipamento com Windows, Linux, Apple (Mac, iPhone, iPad). Recomendamos fortemente o navegador Chrome por ser perfeitamente compatível com o nosso servidor Linux. Outros navegadores, ou versões mais antigas, podem não serem 100% compatíveis, principalmente o Microsoft Internet Explorer. O desempenho do sistema depende mais da velocidade da sua conexão com a web. É necessário que o seu navegador esteja configurado para detecção automática de codificação de página e/ou utilizar como padrão a codificação UTF-8.


Qual é o investimento necessário? volta

O Portal Saúde Direta® oferece serviços tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica mediante a cobrança de uma pequena mensalidade debitada automaticamente no cartão de crédito. Esta mensalidade é para manter o hosting e serviços de manutenção.


O que devo fazer para utilizar? volta

Fazer o seu cadastro, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica. O sistema automaticamente enviará para o seu e-mail uma senha de acesso para ser utilizada na área de login e senha (Home Page). O sistema permite a troca da senha provisória.


As informações do meu cadastro e dos meus pacientes estão seguras? volta

SIM. A segurança é preocupação fundamental na implantação do nosso serviço web, visando garantir a integridade e a confidencialidade dos dados dos usuários. As senhas de usuários são individuais, e são implantados níveis de acesso diferenciados aos dados. É possível a implantação, pelo próprio usuário, de restrição de acesso por numeração IP de equipamentos. O acesso ao Prontuário Eletrônico de Pacientes se faz através de protocolo de segurança Secure Sockets Layer (SSL) para acesso aos dados. Este protocolo de internet é seguro, idêntico aos utilizados em sites bancários e de compras, tornando muito difícil o acesso não autorizado. A chave para acesso ao PEP e aos dados de sua clínica, é a sua senha pessoal, portanto, guarde-a com todo o cuidado!.


Preciso fazer backup de meus arquivos? volta

NÃO. O Prontuário Eletrônico de Pacientes do Portal Saúde Direta® é totalmente baseado na web . Todas as informações são armazenadas em bancos de dados MySQL nos nossos servidores remotos. Não há necessidade de fazer backups locais no seu computador. O backup é feito diariamente pelo hosting e em caso de emergência pode ser recuperado rapidamente.


Posso migrar os dados dos meus pacientes para este portal (upload)? Quanto custa? volta

SIM. O PEP do Portal Saúde Direta® permite a migração dos seus dados, do seu antigo sistema local, para o nosso sistema web. Entre em contato com o suporte técnico e agende a transferência de dados.


Posso importar meus dados do portal para o meu computador (download)? volta

SIM. O PEP do Portal Saúde Direta® oferece uma ferramenta para importar todos os seus dados (clientes, agendas, atendimentos, anotações médicas, laudos, etc...) em arquivos no formato cvs. Este formato permite a importação de dados por outro sistema de banco de dados, e também a visualização direta através de editores de textos e planilhas eletrônicas.


Os meus dados pessoais e de meus pacientes serão utilizados por terceiros? volta

NÃO. O Portal Saúde Direta® é de total responsabilidade da Occam, empresa de pesquisa e análise da área da saúde 100% brasileira. A Occam financia e mantém o Portal Saúde Direta® com recursos próprios e com as mensalidades dos usuários. Veja Termos de Conduta.


Qual a garantia de funcionamento do portal? volta

Estamos funcionando ininterruptamente há anos! O hosting faz a manutenção e suporte técnico dos nossos servidores e bancos de dados 24 horas por dia (cloud server). O objetivo principal é oferecer aos nossos usuários todas as exigências e compromissos de Service Level Agreement (SLA) com disponibilidade mínima de 99,999% para rede de energia e para infra-estrutura, temperatura e umidade. Em miúdos, você tem disponibilização de 99,9% da rede e infra-estrutura de acesso à internet banda IP. Significa que o Portal Saúde Direta® está a sua disposição na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Espera-se manter o serviço 99,8% do tempo no ar. Isto é muitíssimo mais seguro que o seu computador no consultório, que está sujeito às falhas do hard disk, vírus, spywares, roubos, etc.. A grande vantagem do sistema web é ter seu consultório virtual em qualquer local do planeta, e acessar seus prontuários de qualquer dispositivo com acesso à internet, como notebooks, iPad, iPhone, desktops, celulares com acesso internet, etc...


Existe limite de utilização do portal? volta

NÃO. O Portal Saúde Direta® foi construído para permitir acesso instantâneo e simultâneo para muitos usuários/dia. Sua concepção minimalista carrega apenas o necessário para os usuários, permitindo maior velocidade na visualização das telas e acesso aos bancos de dados, com delay de 0,5 segundo por tela. Avalie a velocidade da sua conexão com a internet.


O portal exige alguma instalação no meu computador? volta

NÃO. O que é preciso está disponível na web. Nada é armazenado ou instalado no seu computador. Todos os bancos de dados são armazenados na nuvem (cloud computing).


As atualizações do portal precisam ser pagas? volta

NÃO. As atualizações, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas são feitas via web, sem necessidade de interrupção de acesso ou cobrança de taxas extras. As demais ferramentas como algoritmos, diretrizes, protocolos de tratamentos, exames laboratoriais, banco de dados de medicamentos, catálogo de produtos, são atualizadas periodicamente, sem haver interrupção de acesso ao sistema.


Qual a confiabilidade das informações fornecidas aos profissionais de saúde? volta

O portal oferece o que há de melhor em informação aos profissionais de saúde utilizando fontes certificadas, sérias e confiáveis. Todas as fontes de referência são citadas.


O portal terá outras funcionalidades? volta

SIM. Inicialmente procuramos oferecer um PEP para eliminar os graves inconvenientes dos prontuários em papel (perda, rasura, volume, armazenamento, tempo de procura, acesso local, etc...), e perdas de dados enfrentados por todos que utilizam sistemas instalados em seus consultórios (falta de backup , vírus, perda do HD, impossibilidade de troca de sistema, etc...).


O portal é muito simples. Será que funciona? volta

SIM. O Portal Saúde Direta® foi construído de forma minimalista, simples, funcional e objetiva. Por esta razão; ele funciona em todos os equipamentos com internet da mesma forma. Seu PEP é um sistema integrado de gestão de processos administrativos e médico-assistenciais, conforme a aplicação o conceito de Enterprise Resource Planning (ERP) à área de saúde. Foi desenvolvido dentro da metodologia eXtreme Programming (XP), que dá foco na agilidade de desenvolvimento e possibilidade de mudança constante. Está assentado sobre as tecnologias LAMP, acrônimo de Linux, Apache, MySql e PHP, que se caracterizam por serem softwares abertos de alta performance e escalabilidade.


O portal mantém confidenciais os meus dados pessoais e dos pacientes? volta

SIM. Se você está preocupado com sua identidade, os nomes dos seus pacientes e seus dados pessoais, não há razão para preocupação. Caso queira uma seguranca extra, você pode registrar estes dados por siglas ou código secreto seu, pois eles não têm nenhuma relevância e importância em estudos estatísticos populacionais. O Portal Saúde Direta® você tem uma pessoa real responsável, que diz quem é e para qual finalidade é o sistema. Tudo bem claro e definido: dados confidenciais são mantidos e garantidos como confidenciais.


Quais são os recursos atuais do PEP? volta

Agendamento local e remoto de Pacientes, Telemedicina, Envio de confirmação de consultas, Gerenciamento de clientes, Faturamento (não disponível na versão instalada), Gerenciamento de Finanças (não disponível na versão instalada), Laudagem de exames, e Portal do Paciente.

Portal Sa├║de Direta - Footer
Atualizado em
02/08/2020