Profissionais: 7352
Prontuários: 854559

Protocolos/Algoritmos/Diretrizes/Fluxogramas

Advertência: Estes artigos e resumos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), sendo vedada a sua transcrição sem citação da fonte e a sua reprodução com finalidades comerciais sem autorização dos autores.

Adobe Acrobat Reader
É necessário o Adobe Acrobat Reader instalado.

Icterícia Neonatal

Hospital São Luiz - São Paulo
http://www.saoluiz.com.br/Area_medica/paginas/Protocolos_medicos.aspx
Número: 2618 / Publicado em 01/01/2013 - 22:40

A icterícia ou hiperbilirrubinemia é alteração frequente no período neonatal. Em geral, é decorrente do aumento da bilirrubina indireta (BI), apresenta evolução favorável e benigna. A icterícia por aumento da fração direta é menos frequente e não será discutida neste capítulo. Apesar de a maioria dos recém-nascidos (RN) apresentarem evolução benigna, alguns podem desenvolver a encefalopatia bilirrubínica (Kernicterus).

Abrir arquivo em PDF

Icterícia Neonatal

Diretrizes Assistenciais.
Hospital Israelita Albert Einstein - Novembro - 2010
Número: 2491 / Publicado em 03/07/2012 - 16:19

Estima-se que 60% dos recém-nascidos (RN) a termo desenvolvam icterícia e 2% atinjam concentrações de bilirrubina total sérica (BTS) maior que 20 mg/dL. A hiperbilirrubinemia não conjugada é decorrente da excessiva formação de bilirrubina e também porque o fígado neonatal não consegue conjugar e eliminar a bilirrubina rápido o suficiente do sangue. Apesar da maioria dos RN com icterícia serem saudáveis eles precisam ser monitorados pelo efeito potencialmente tóxico da bilirrubina para o sistema nervoso central.

Abrir arquivo em PDF

Portal Saúde Direta - Footer
Atualizado em
14/09/2020
Saude-Direta-Facebook Saude-Direta-LinkedIN Saude-Direta-Twitter